domingo, 22 de maio de 2011

um ano depois.

Braga, 22 de Maio de 2011


Querida Índia,

Passou-se um ano, um ano inteiro desde o dia em que não te perdi.
E hoje, hoje voltaram a correr pelo meu rosto as mesmas lágrimas desse dia - gélidas e sufocantes.
Hoje, minha querida, voltei a lembrar-me de tudo o que te dei e de tudo o que me deste.
Lembrei-me dos sábados de manhã em que chegavas, sempre com a tua mãe.
Lembrei-me da forma como se despediam e de como sorrias quando ela te dava um beijo na testa.
Lembrei-me de como te dirigias então para mim, sorridente.
Lembrei-me que me entregavas o catecismo e me contavas sempre uma ou duas novidades antes de te juntares aos outros para brincar.
Lembrei-me que quando chamávamos para dentro, eras sempre das primeiras a vir ter connosco.
Lembrei-me das catequeses.
De uma vez em que disseste, na oração, que gostavas muito de Jesus, porque era o teu melhor amigo.
Então lembrei-me de to ter apresentado.
Lembrei-me do sorriso com que nos ouvias, sentada quase sempre no mesmo lugar.
Lembrei-me de como ficavas calada enquanto falávamos e das coisas tão certas que dizias.
Lembrei-me de como eras bonita.
Lembrei-me de como os teus olhos brilhavam.
Lembrei-me de como gostava de ti.
E parei; sorri e disse: "de como gosto de ti!"
Depois calei-me.
No silêncio, voltei a ouvir a voz do André a contar-me a notícia.
Voltei a ver a notícia da tua morte nalgum jornal online.
Voltei a ficar parado e a reler cem vezes na esperança de que fosse mentira.
Voltei a chorar, sem saber se se abriria de novo o sol.
Voltei a sentir que podia ter feito mais.
Voltei a chorar mais uma vez.
Voltei a imaginar a tua face em pânico quando tudo aconteceu.
Voltei a sentir raiva e revolta com o teu pai.
Depois acalmei.
Sentei-me de novo em frente ao teu caixão, junto ao da tua mãe.
Voltei a estender a mão sobre o teu, tocando-o levemente.
Voltei a pedir ao nosso Amigo que tomasse bem conta de ti.
Voltei então a ter a certeza de que Ele te segurava no colo.
Prometi-te de novo que falaria contigo todos os dias.
E aí sorri.
Lembrei-me das nossas conversas diárias em que reoiço o teu riso.
E calei-me.
Porque já não sei se ainda tomo conta de ti.
Ou se já és tu que tomas conta de mim.
Olhei de novo a tua fotografia, na parede do meu quarto.
Calei-me.
E no silêncio ouvi-te respirar.

Passou um ano inteiro desde aquele dia.
E hoje eu continuo aqui Índia, ao teu lado,

Um grande beijinho e um abraço apertado,
do teu catequista,
Nuno

12 comentários:

  1. até me vieram as lágrimas aos olhos :x gostei muito. mesmo.
    RIP

    ResponderEliminar
  2. Fuck isto mata.
    Sou catequista, se algum dia acontece alguma coisa aos meus meninos, é como se me acontecesse a mim. Eles que me vem sempre abraçar, eles que tem todos aproximadamente 9 anos me ensinam muito mais do que muitos adultos. Eles que me fazem sempre sorrir e porque todos juntos temos das melhores relaçoes que existem. Eles são grande parte da minha vida, se lhes acontece alguma coisa a algum deles, levam parte de mim.
    Juntos crescemos todos.

    ResponderEliminar
  3. e só no facebook e que percebi que isto se tinha passado contigo, inicialmente pensei que tivesses tirado de algum lado ='

    Está lindo ;|

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me de ter lido este texto um ano atrás e de não ter tido coragem de comentar.. faziam 4 meses que tinha perdido alguém realmente importante para mim e isso ainda me corroía.
    E lembro-me, agora, do teu sorriso ontem. A cada momento. E penso... penso que poderias estar já com um nó no peito pelo dia que se avizinhava.. e isso dói-me. [Tenho uma mania descomunal de querer salvar as pessoas!] E penso que durante todo o dia nem um abraço molhado te dei :)

    Voltei a ler o texto (os dois!) e penso nos meus "meninos", no quanto gosto deles e no quanto não me perdoaria se algo lhes acontecesse. Amo-os demasiado. A todos. Mesmo aqueles que todas as catequeses me irritam e me dão vontade de desistir. E lembro-me que já o fiz. Já desisti deles. Desisti este ano. Embora tenha desistido apenas porque o horário deles não era compatível com o meu... mas não importa. No fundo, gosto deles do jeito que são e sei que eles sabem disso. Eles demonstram-me isso!

    E Nuno, força.
    Sei que ela está a olhar por ti. Sei que ela não se esqueceu de ti e sei que lá no alto, no colo de Jesus, ela sorri. Sorri porque sabe o quanto a amas e o quanto gostas de a saber sorrir. E talvez seja como na história do principezinho e tu tenhas uma estrela que ri :)

    ResponderEliminar
  5. Nono, lê este.
    http://feachgeal.blogspot.com/2010/02/coracao-de-porcelana.html

    ResponderEliminar
  6. Sparking, sparking que arrepio, que aperto descomunal!

    ResponderEliminar
  7. Já li algumas cartas tuas, Nunola. Tive esse prazer.
    Mas acho que nunca li uma tão bonita como esta. A Índia adorou-a, de certeza. E escreveu-te uma ainda mais bonita! Mesmo que ainda não a possas ler :')

    ResponderEliminar
  8. (pois já leste, e tenho uma em atraso para te mandar, ando com pouco tempo, desculpa :x)
    Mas eu vou ler essa carta que ela me mandou, eu sei que vou (:

    ResponderEliminar
  9. (trabalha, masé Nunola! :P Eu já te disse que não tenciono mudar-me.)
    Ela sussurra-ta todas as noites. Escuta, escuta. :)

    ResponderEliminar
  10. (vá, eu vou tentar ser rápido :D )
    Eu falo com ela todos os dias, todos todos todos!

    ResponderEliminar
  11. (sim, chefe :P)
    És um tagarela! :')

    ResponderEliminar

deixa tu também letras soltas no caminho